Português em escola virtual
O Governo português vai criar uma Escola Virtual, que estará disponível online a partir da próxima segunda-feira.
Trata-se de um projecto inovador, assente no ensino à distância, que visa promover a língua e cultura portuguesas no Mundo e proporcionar aos jovens o acesso a recursos de auto-aprendizagem através da Internet.
Para aceder à Escola, os portugueses residentes no estrangeiro deverão possuir um Vale de Compra, fornecido pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas ou pela Caixa Geral de Depósitos.
Para efectuar a inscrição, basta aceder ao sítio www.escolavirtual.pt e preencher o formulário de registo. Cada vale de compra é válido para a aquisição de uma das disciplinas disponibilizadas pelo serviço.
Cada disciplina de português, por exemplo, está estruturada em aulas interactivas, em que animações, imagens e locuções explicam os conteúdos e os conceitos fundamentais.
Em cada aula, serão disponibilizados diversos tipos de exercícios, com soluções e avaliação imediata.
Se os alunos quiserem avaliar os conhecimentos adquiridos, poderão inscrever-se para um exame presencial, da responsabilidade das Universidades Lusíada e Aberta.
O exame será realizado na embaixada ou no consulado português mais próximo da área de residência do aluno.
Em caso de aprovação, o aluno receberá um certificado comprovativo do nível obtido, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, aprovado pelo Conselho da Europa.
A Escola Virtual - Comunidades Portuguesas é uma iniciativa conjunta do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, do Ministério da Educação, da Caixa Geral de Depósitos, da Porto Editora, das Universidades Lusíada e Aberta e da RTP.
------------------
Por : Margarida Mota
In : Expresso Online
17:25 21 Outubro 2005
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home