Língua Portuguesa conquista novos espaços
“A Língua Portuguesa nunca esteve tão florescente”. É esta a opinião da Presidente do Instituto Camões, Simonetta Luz Afonso. Essa responsável reagia, assim, à atribuição do prémio Príncipe das Astúrias à instituição que dirige, na categoria Comunicação e Humanidade. O que, ao seu ver, é um reconhecimento da importância da língua portuguesa no mundo.
A escolha, ex aequo com outros institutos estrangeiros de promoção da língua – Goethe, Alliance Française e British Council -, vem mostrar aos falantes do português que esta língua conquista, a cada dia, espaço no mundo. E isto, como mostra o Príncipe das Astúrias, em pé de igualdade com outras línguas, como é o caso do inglês.
A reforçar isto o facto de, este ano, ser uma escritora de língua portuguesa, a brasileira Nélida Piñon, a receber o Príncipe das Astúrias na categoria. Uma escolha que, segundo o júri, se deveu à característica instigante da sua narrativa, algo patente na sua extensa bibliografia.
O Príncipe das Astúrias está na sua 25ª edição e os escolhidos receberão oficialmente os seus prémios no próximo Outono. Para além de uma significativa quantia monetária, e de uma obra de Juan Miró, os galardoados vêm o seu trabalho reconhecido no espaço hispânico.
---------------
In Instituto Internacional Da Língua Porrtuguesa
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home