A falar (Português) é que a gente se entende...

Incrementar o uso da Língua Portuguesa

Nome:
Localização: Carnaxide, Lisboa, Portugal

sábado, julho 23, 2005

O Galaico-Português na blogosfera

Fazendo a minha habitual ronda pela blogosfera "amiga", deparei-me com um post do nosso prezado colega blogosférico Orlando, o qual me remetia para um portal sobre a Lìngua Galega. ("Link" permanente na coluna da esquerda). Levado pela curiosidade visitei o dito portal e fiquei fascinado com algo que já sabia, mas que jamais me deixou de fascinar: O apêgo dos nossos irmãos Galegos à sua identidade e o enorme esforço que fazem para resistir à feroz tentativa de colonização cultural - e não só - por parte dos Castelhanos. Bem sei que pela sua própria natureza os Galêgos não possuem a violência dos Bascos nem a politização dos Catalães, mas possuem algo que nos une mais a eles do que a quaisquer outros: Uma lingua e culturas tão parecidas, que mais parece uma daquelas trágicas histórias de gémeos separados à força logo após o parto. Para que conste, o Galêgo-português (ou Português-galêgo) é a terceira lingua mais utilizada na blogosfera a nível global. Ao menos que o Mundo Lusófono tenha a consciência desta fantástica realidade. ----------------- Por: JMeq in O Velho Da Montanha