A falar (Português) é que a gente se entende...

Incrementar o uso da Língua Portuguesa

Nome:
Localização: Carnaxide, Lisboa, Portugal

sábado, setembro 03, 2005

O CIBERDÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁ EM RISCO DE FECHAR

To: governo português petição pelo CIBERDÚVIDAS POUCAS SERÃO AS PESSOAS LIGADAS À DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA QUE NÃO CONHECEM E APRECIAM O CIBERDÚVIDAS.

O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa está em risco de encerrar por falta de apoios. Um projecto desta natureza e amplitude (com a notoriedade que atingiu em Portugal, no Brasil e demais países lusófonos), é um verdadeiro serviço público em prol da Língua Portuguesa, como não outro no espaço da lusofonia. E, sendo serviço público, o Estado (especialmente o português) tem o dever de apoiar quem, na sociedade civil, faz o que o Estado deveria fazer. E se há apoios (e muito bem) a quem faz serviço público noutras áreas (como a televisão, o teatro ou o cinema), por que razão não apoiar quem promove, divulga e prestigia a Língua Portuguesa? Se o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa passasse a prestar um serviço pago, seria a descaracterização de um projecto por natureza universal e gratuito. Pretende-se (ainda) lutar para este serviço continuar a ser o que é. Um instrumento de esclarecimento e preservação da Língua Portuguesa. Várias iniciativas demonstram que o Ciberdúvidas não vive da subsidiodependência. A sua equipa editorial é responsável pelo único programa sobre a língua portuguesa na rádio portuguesa (na Antena 2), prepara um outro para a RTP 1 e faz trabalhos de outra ordem para suportar este sítio na Internet. Mas para continuar a ser este serviço, universal e gratuito, o Estado não pode (melhor: não deve) eximir-se às suas responsabilidades...mínimas. Veja-se o caso de Espanha que acaba de constituir uma Fundação para a Preservação do Espanhol (Fudéu), com apoios públicos e privados. É necessário promover um abaixo-assinado e remetê-lo para os Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, com cartas para os jornais... Se está connosco (e a sua participação e interesse nos Colóquios da Lusofonia assim o demonstram) sugerimos que apoie o Ciberdúvidas enviando abaixo-assinados aos Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros, cartas para os jornais, etc. Sabemos que dá trabalho mas é o mínimo que cada um pode fazer. Coloque abaixo o seu nome, e endereço e envie-o para os seguintes endereços electrónicos:
Primeiro-Ministro : ddamiao@pm.gov.pt Ministério da Cultura: infocultura@min-cultura.pt Minist. dos N. Estrangeiros: cjacinto@mne.gov.pt, mariamonteiro@mne.gov.pt Secretaria de Estado das Comunidades: eduardos@mne.gov.pt Instituto Camões: deplp@instituto-camoes.pt Obrigado pelo vosso apoio CHRYS CHRYSTELLO (MA) An Australian Translator in Portugal Phone: (+351) 296 446940 Mobile: (+351) 919287816 Fax: (00)1 630 563 1902 E-mail: drchryschrystello@gmail.com Web homepages: http://oz.com.sapo.pt Call drchryschrystello at Skype Sincerely, Consulte o Ciberdúvidas Link para assinar a Petição pelo Ciberdúvidas