A falar (Português) é que a gente se entende...

Incrementar o uso da Língua Portuguesa

Nome:
Localização: Carnaxide, Lisboa, Portugal

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Reforma Do Idioma Português

 
 

Para simplificar a língua portuguesa

Nesta quinta-feira, dia 15, o livro "Reforma do Idioma Português - Uma proposta não utópica", de José Perea, será lançado no Automóvel Clube de Bauru (Pça. Rui Barbosa, 1-23), às 20h. A publicação traz 19 propostas de alteração de regras gramaticais com o objetivo de facilitar o aprendizado do idioma.

José Perea, autor do livro, é contador, advogado e professor. De acordo com ele, a dificuldade em aprender a língua portuguesa está no sistema, e não nas pessoas. Nesse sentido as propostas lançadas em seu livro visam aproximar a fonética - o modo de pronunciar as palavras - da grafia - o modo de escrevê-las. O autor cita como exemplo de suas propostas o caso da letra x, que possui uma única grafia e cinco pronúncias distintas. "Como as pessoas podem deixar de se confundir com regras tão difíceis de se memorizar?", indaga.

A idéia de reformular a língua portuguesa teve início em 1981, quando Perea e um grupo de pessoas que idealizava um idioma brasileiro, diferente do herdado de Portugal, começou a se reunir. O movimento acabou sepultado e só em 2004 foi retomado, quando Perea resolveu dar prosseguimento ao trabalho e melhora-lo. "Agora as propostas precisam ser analisadas pela Academia Brasileira de Letras", finaliza o autor.

Alfabeto sem Amarras
Paralelamente ao lançamento do livro "Reforma do Idioma Português - Uma proposta não utópica", a ONG (Organização Não Governamental) Alfabeto sem Amarras está iniciando suas atividades. O objetivo é discutir formas de simplificação das regras gramaticais da língua portuguesa através de discussões envolvendo catedráticos e interessados no assunto.

Serviço
O QUÊ: Lançamento do livro "Reforma do Idioma Português - Uma proposta não utópica", de José Perea
ONDE: Automóvel Clube de Bauru (Pça. Rui Barbosa, 1-23)
QUANDO: Quinta-feira, dia 15, às 20h
COMO: Entrada gratuita

Fonte : Cosmo OnLine

 

Powered By Qumana